Ceratocone, o que pode agravar?
CIRURGIAS
O pterígio ou popularmente conhecido como “carne crescida” é uma degeneração da conjuntiva (membrana transparente que recobre o branco do olho ou esclera) que faz com que ela cresça para o centro do olho e atinja algumas vezes a pupila, de maneira a afetar a visão.
Muitas vezes, antes mesmo de atingir a pupila, o pterígio causa uma queda na visão, por provocar um astigmatismo na córnea. A cirurgia deve ser realizada sempre que a visão estiver sob risco de ser acometida, antes mesmo de o pterígio atingir a pupila. A crença de que “não se deve operar pois vai voltar” se dá m razão de a cirurgia muitas vezes não ser realizada com a técnica mais adequada.
Atualmente, a técnica padrão-ouro para o tratamento do pterígio é a chamada exérese com transplante autólogo de conjuntiva e cola biológica. Enquanto nesta técnica alguns trabalhos mostram chance de recidiva de menos de 5%, na técnica tradicional essa chance pode chegar a mais de 50%. No Insituto da Visão de Cabo Frio a cirurgia é realizada apenas com a técnica padrão-ouro.